Tuesday 21 October 2014

St Sebastian

(por Guido Reni, 1616)

1 comment:

  1. Max Nelson Pinheiro18 March 2014 at 12:31

    Apesar de já saber sobre São Sebastião ser um símbolo gay, confesso que fiquei intrigado na sala de aula ao tentar encontrar uma explicação.
    Porque não pode ser só o físico, ou a sua posição que pode ser considerada por muitos efeminada, os seus gestos leves; se fosse pelo físico, o jesus crucificado também seria um, pois é sempre representado quase nu e com um corpo escultural.
    A relação entre o santo, livre de pecados e os homossexuais, que são considerados pela igreja profanos é algo intrigante em si.
    Fiz uma pequena pesquisa e de facto St Sebastian (ou São Sebastião, em português) é sim um ícone da cultura gay recorrente na Queer Art. O padroeiro dos gays.
    Resumindo, não encontrei uma outra explicação a não ser a atracão inicial pelo corpo perfeito, e em seguida a identificação homossexual com o sofrimento, atravessado pelas flechas (que relaciona-se com o preconceito), um olhar que muitas vezes ironiza a dor, demonstrando estar em paz e em outras até retrata uma espécie de prazer, dor, e êxtase num momento de perdição, que em seguida nos remete a sodomia. O que nos faz retornar a Sodoma e Gomorra, que de acordo com a Bíblia foi destruída por causa dos pecados, dos pecadores (a maior parte deles homossexuais, condenados a ira de Deus).

    ReplyDelete