Sunday 14 February 2016

HW for Feb 28 - Welcome to US Literature Post-1945 / Bem vindos!

Please provide answers, in the comments' box below, to the following:

1. Explain what you think the term postmodernism means, and list some of its key concepts (please research on the topic, if you have never heard of the term).

2. Listen to the song "Pós Modernos" by the Portuguese band GNR (1986), try to identify in which ways it (dis)agrees with your previous answer, and/or comment on anything you find remarkable in its text/performance.




4 comments:

  1. 1. The postmodernism is a thought that questions the idea that technological and scientific advancements and the search for undenaible truth will improve the world. Some the important characteristics of this movement are the Anti-Realism, and the egalitarianism. A better way to understand this movement is to watch "The Simpsons" or to read Philip K. Dick's "Valis" or "Do Androids Dream of Electric Sheep?", they are both good examples of the Anti-Realism, while Philip K. Dick's books explore the thought behind the Postmodernism in Sci fi futuristics worlds.
    2. In my understanding of the Song Lyric, it goes in favor and against the Postmodernism. The first verse it's hard to explain, in my point of view it's a play on words and at the same time an evolution of things. The second verse fall's between the lines of the Anti-realism in the sense it questions the rationality. On the other hand, the chorus goes against the egalitarianism, in way that equality for all people cannot be achieved, I'm not saying this is my opinian but what the song says.

    ReplyDelete
  2. O pensamento pós-moderno surge na segunda metade do século XX e pode ser caracterizado como relativista, defendendo que nenhuma verdade é absoluta, mas resultado de construções sociais, desta forma, torna-se impossível classificar qualquer conhecimento como sendo objectivo. Consequentemente, o indivíduo torna-se incapaz de possuir um conhecimento directo, não só do mundo que o rodeia, mas também de si próprio. Parte do pensamento pós-moderno passa também por uma necessidade de libertação do indivíduo das meta-narrativas que lhe foram previamente apresentadas por aqueles que procuram reter hegemonia.

    O pós-modernismo como movimento estético encontrou expressão em diversas áreas culturais (literatura, pintura, arquitectura, música, fotografia, etc.) e surge inserido numa sociedade consumista que procura lidar com os avanços e inovações tecnológicas que a caracterizam. Existem diversos elementos que definem o pós-modernismo como por exemplo, uma atitude de dúvida, questionamento e paranóia, a ambiguidade, a ironia, o pastiche e a combinação da arte “popular” com a arte considerada “erudita”. Muitas destas características podemos encontrar em expressões pós-modernistas como o movimento Pop Art.

    A música “Pós-Modernos” dos GNR aponta para uma certa ruptura entre o modernismo e o pós-modernismo através das referências aos avanços tecnológicos que caracterizaram cada uma das épocas (elementos como o “V2”, “DDT” e “PBX” caracterizam o modernismo, enquanto o pós-modernismo é caracterizado pelo “disco sound” e “joystick”), e uma mudança na forma de pensar. Enquanto, o Homem moderno procura “ser o melhor” e ultrapassar a sua condição, o que o leva a experiênciar sentimentos como o medo e a angústia, os pós-modernos possuem uma relação mais ambígua com o mundo e consigo próprios. Esta ambiguidade provém da impossíbilidade da existência de uma verdade absoluta que, por sua vez, faz com que os pós-modernos se sintam “nada realizados” levando a um outro tipo de angústia, também mencionada pelos GNR.

    Um dos aspectos particularmente interessantes desta música é a forma como a atitude de questionamento e relativista que geralmente caracteriza o pensamento e movimento estético pós-modernos se encontra expressa através da constituição de um paralelismo entre diversos versos, em que a estrutura de cada um é repetida quase na sua totalidade com a introdução de novos elementos que alteram o seu sentido, mas que, mesmo assim, não deixam de reflectir a postura dos pós-modernos. Temos o exemplo da formulação, “Mas com os pós-modernos nada complicados, sentimo-nos realizados” que se torna “Mas com os pós-modernos nada realizados, sentimo-nos complicados”.

    ReplyDelete
  3. 1. A Pós-Modernidade poderá ser entendida como a compreensão temporal entre meados do século XX e a actualidade, onde os movimentos sociais e culturais cresceram para além do conceito Moderno, numa consolidação das propostas apresentadas até então, e a criação de outras - híbridas / inter-artísticas - tendo sido fulcralmente alimentada pelo crescendo de estímulos sensoriais saturantes motivados pelo advento tecnológico e a fácil circulação de informação, onde aliada a um vencimento do pensamento niilista sobre a vida acarretou a sustentação de uma tendência de disseminação e diluição de conceitos, de saturação e sobreposição de símbolos e formas e de pluralidade de vontades e singularidade de indivíduo.
    2. A letra da música dos GNR aponta exactamente para a decadência do Modernismo e o pináculo do Pós-Modernismo, numa relação de "Antes" e "Depois", espelhada em algumas contraposições presentes no decorrer da música. Essa antítese é ainda regada com alguns versos que demonstram o abraçar da evolução tecnológica e da nova indústria, como é o refrão, onde a saturação de estrangeirismos remete para a publicidade e a exposição de imagens e conceitos, e o claro acervo decadentista e grotesco, que é visível em metáforas como "colégio interno" ou versos que remetem para o "medo" e a "angústia" como catalisador da geração.

    ReplyDelete
  4. O pós-modernismo é um movimento artístico e, num sentido mais vasto, uma condição epistemológica (expressa numa determinada mentalidade e atitude em relação à realidade) que surge como rotura com as ideias e as práticas do modernismo.

    Na letra da canção "Pós Modernos" dos GNR, podemos ver expressa essa mentalidade, assim como o contexto histórico em que aparece, sendo também enfatizado o contraste que os "pós-modernos" estabelecem com o seu precedente, o "homem moderno".

    ReplyDelete