Monday 4 April 2016

HW 12th April - quotation for commentary practice

"We'll work with anybody, anywhere, at any time, who is genuinely interested in tackling the probem head on, nonviolenty as long as the enemy is nonviolent, but violent when the enemy gets violent. We'll work with you on the voter-registation drive, we'll work with you on rent strikes, we'll work with you on school boycotts — I don't believe in any kind of integration; I'm not even worried about it because I know you're not going to get it anyway. (... ) But we'll work with you on the school boycotts because we are against any segregated school system."
- Malcolm X, "The Ballot or the Bullet" (1964)

8 comments:

  1. Quando Malcolm X se dirige aos seus irmãos, a favor da integração, e diz que a Muslim Mosque Inc está disposta a colaborar com Organizações/Movimentos que estão genuinamente interessados em lutar por um objetivo comum (poder de voto por ex.), na minha opinião está ironicamente á procura de aliados para se juntar á sua luta, após conseguir dar a entender que a integração não os levaria alado nenhum e que a separação seria a única e permanente solução.

    "A segregated community is a Negro community. But the white community, though it's all white, is never called a segregated community. It's a separate community. In the white community, the white man controls the economy, his own economy, his own politics, his own everything. That's his community. But at the same time while the Negro lives in a separate community, it's a segregated community. Which means it's regulated from the outside by outsiders. The white man has all of the businesses in the Negro community. He runs the politics of the Negro community. He controls all the civic organizations in the Negro community. This is a segregated community.

    We don't go for segregation. We go for separation. Separation is when you have your own. You control your own economy; you control your own politics; you control your own society; you control your own everything. You have yours and you control yours; we have ours and we control ours." - Malcolm X

    ReplyDelete
  2. Malcolm X parte de uma afirmação bastante geral, “We’ll work with anybody, anywhere, at any time”, tornando este excerto um apelo à junção de esforços por parte de toda a comunidade afro-americana na luta pelos seus direitos humanos. Não obstante, ao mesmo tempo que promete a sua colaboração, X reconhece que nem o método nem os objectivos finais de todos os membros desta comunidade são convergentes, tornando claras as particularidades da sua ideologia que o separam de outras facções do movimento dos direitos civis.

    No excerto apresentado podemos, então, reconhecer diversos pontos fundamentais da ideologia defendida por Malcolm X. Primeiro, a utilização da violência como forma de defesa do afro-americano contra os abusos do homem branco. Este ponto gerou diversas críticas direccionadas a Malcolm X, acusando-o de encorajar atitudes violentas e gerando a necessidade por parte do orador de esclarecer as suas ideias, afirmando que não defende o uso de violência indiscriminada, mas como uma forma de protecção (“nonviolently as long as the enemy is nonviolent, but violent when the enemy gets violent.”), rejeitando, ao mesmo tempo, o pacifismo das iniciativas de desobediência civil de Martin Luther King, Jr. Segundo, a oposição a todas as formas de segregação ou racismo, nesta situação em particular, à segregação nas escolas. Contudo, ao contrário da facção de Martin Luther King, que defendia uma política de integração, X e seus apoiantes não acreditam que a integração seja possível ou desejável para o afro-americano, sendo que a alternativa defendida consiste numa política separatista que concordava com a ideologia do Nacionalismo Negro, segundo o qual o afro-americano deveria possuir o controlo político e económico da sua própria comunidade e elevar os seus padrões morais. A oposição à segregação nas escolas é, então, uma tentativa de ganhar controlo sobre essas instituições, não de integrar crianças negras em escolas frequentadas por crianças brancas ou vice-versa.

    Estas diferenças ideológicas encontram-se expressas através da oposição criada entre os pronomes “We” e “you”, sendo que o primeiro se refere a Malcom X e seus apoiantes e o segundo à facção pacifista de Martin Luther King que defendia a integração. A estrutura paralela criada através da repetição destes dois pronomes, ao mesmo tempo que os opõe, cria uma ligação entre ambos através da enumeração de iniciativas que X se dispõe a apoiar como “voter-registration drives”, “rent strikes” e “school boycotts”.

    ReplyDelete
  3. "We'll work with anybody (…) who is genuinely interested in tackling the probem head on (…) ”. Malcom X afirma falar para aqueles que, entre os seus ouvintes, estiverem determinados a enfrentar o problema à legislação profundamente discriminatória do país. Dirige-se à sua audiência falando a uma só voz em nome da comunidade islâmica negra, que se identifica com o seu ideário não integracionista. No entanto, garante aos seus ouvintes que terão todo o apoio que necessitarem na luta pela conquista dos direitos que todos (sejam seus apoiantes incondicionais ou não) pretendem ver outorgados – “(…) voter-registation drive, we'll work with you on rent strikes, we'll work with you on school boycotts (…)”
    Por um lado pode detectar-se uma preocupação genuína em prol dos direitos humanos no discurso de Malcom X, no entanto, nessa preocupação há também uma noção da divisão nos meios para atingir esses direitos (sendo o integracionismo de Martin Luther King Jr. a “outra face da mesma moeda”).
    Por outro lado Malcom X anuncia que o grau de violência do seu movimento será proporcional àquele que os seus opositores demonstrarem – com ênfase no uso da palavra “inimigos”, que apenas poderiam ser classificados como tal. O recurso à violência demonstra uma clara oposição aos métodos propostos pelo “you” da audiência para quem Malcom X aponta.
    Em suma, mesmo existindo um ponto comum nos seus objectivos, há um gap bastante evidente na abordagem da “luta” por parte da faixa que apoia Malcom X e da que defende Martin Luther King Jr., gap esse que faz com que o orador se sinta no dever de vincar a sua opinião quanto ao (in)sucesso do integracionismo – “I don't believe in any kind of integration; I'm not even worried about it because I know you're not going to get it anyway.”.

    Manuel Seatra

    ReplyDelete
  4. II. Ao mesmo tempo que procura juntar esforços com a facção de Martin Luther King na luta pelos direitos da comunidade afro-americana, Malcolm X não deixa de tornar clara a sua posição ideológica cujos métodos violentos e objectivos separatistas colocam-no no pólo oposto à facção pacifista e integracionista de King. Malcolm X acaba por defender uma visão limitada, que não demonstra confiança na capacidade do Homem de ultrapassar os seus pensamentos racistas, vendo como única solução a criação de comunidades inteiramente controladas política e economicamente pelo afro-americano.

    Pode ser defendido que a única forma deste viver dignamente, desenvolvendo e aproveitando as suas capacidades ao máximo, sem ser constantemente confrontado com o olhar do homem branco que o reduz a um estereótipo, é através da criação de uma comunidade completamente independente do seu opressor. Desta forma, as crianças obteriam possivelmente uma melhor educação, o afro-americano seria capaz de exercer o seu direito ao voto e a comunidade seria economicamente independente, o que, por sua vez, levaria ao seu desenvolvimento.

    Contudo, a política separatista de Malcolm X promove um isolamento indesejável de ambas as comunidades, que dificilmente alguma vez será atingido e que não contribui para a erradicação do pensamento racista, pois tal como Martin Luther King afirmou perante o Lincoln Memorial “We cannot walk alone.” Mesmo que uma comunidade independente do ponto de vista económico e político fosse criada por uma facção apoiante de Malcom X, esta não iria sobreviver sem que o pensamento intolerante fosse previamente eliminado. Logo, ainda que utópica, a visão de King é bastante mais realista e reconhece que sem a colaboração do homem branco o afro-americano nunca será capaz de obter os direitos civis que pretende.

    Em suma, baseando-me na visão de uma América que desde a sua génese olha para si própria como uma nação multicultural e em permanente construção, creio que o objectivo final do movimento dos direitos civis deveria ser baseado na tentativa de criação de uma “beautiful symphony of brotherhood”, algo que o plano separatista de Malcolm X seria incapaz de atingir.

    ReplyDelete
  5. No seu discurso, Malcon X explora a desigualdade racial como o maior contribuidor na luta pelo nacionalismo negro nos EUA. Mas não só, no seu discurso "The Ballot or the Bullet", X aborda o direito ao voto e á escolha do seus representantes.

    Os direitos civis foram o maior problema para os indivíduos de raça negra durante a década de 1960. Os negros lutavam contra a segregação e o racismo. X quer que os seus "Irmãos negros" percebam em que tipo de América viviam. No seu discurso "The ballot or The Bullet", X assegurou-se de cobrir quais os direitos civis a que tinham direito. Ele abrange os direitos civis chamando ativamente o seu próprio povo e do governo. X pede aos negros para começar a tomar medidas contra o povo caucasiano que os oprimia. Ele esclarece que os afro-americanos eram tratados como cidadãos de segunda classe: eles foram negados os direitos constitucionais que mereciam.

    Ele usa a retórica no início como tentativa de unir todos os afro-americanos. Ele afirma "“Whether you’re educated or illiterate, whether you live on the boulevard or in the alley, you’re going to catch hell just like I am. We’re all in the same boat and we all are going to catch the same hell from the same man.”Este é um apelo emocional que tem o objectivo de unir as pessoas em um terreno comum e fazê-los esquecer suas diferenças. Todos se tinham de unir para derrotarem a tirania do homem caucasiano.

    Na minha opinião, a emoção de X exibida em seu discurso chamou muita atenção de todas as raças. Às vezes, a emoção permite que o público tenha uma melhor compreensão do assunto em mãos. OS Seus maneirismos durante seu discurso chamou a atenção de muitos e isso afectou mudança nas mentalidades de sua audiência, isto porque maior parte da população negra era analfabeta ou simplesmente não quais os seus direitos.

    ReplyDelete
  6. Neste excerto, Malcolm X, que apoia o separatismo, diz no seu discurso que apoiará todas as pessoas que protestam contra o racismo, como os strikes e os boycotts. Neste caso específico, fala de quem apoia o integracionismo. Sublinha que esse ideal não resultará e que usará medidas violentas se for necessário.

    Por um lado, Malcolm X pode ser justificado por ter este sentimento. Houve ataques violentos contra a comunidade Negra, desde os tempos da escravatura até hoje em dia. Parece injusto que ele não podia responder da mesma forma. Até houve casos de injustiça em que houve ataques diretos contra as pessoas Negras que chegaram a ser reportadas, mas não houve investigação. Como Malcolm tinha dito no “The Ballot or the Bullet”: “... they bomb a church and murder in cold blood, …, four little girls… you and I see the government go down and can’t find who did it. Why, this man - he can find Eichmann hiding down in Argetina somwhere.”

    Por outro lado, sabemos que a resposta violenta não seria a solução para este problema. O integracionismo, ao contrário que o Malcolm pensava, está a resultar, mas demora para além da geração dele. Até houve a tentativa da alternativa da violência, como o Black Panther Party. Contudo, esse grupo político considerado um grande risco de segurança para toda a gente e foi desmantelado.

    Para concluir, percebe-se a frustração de Malcolm. Há injustiças cometidas por uma raça que não está ter repercussões. Cidadões inocentes da comunidade Negra estão ser atacados por razões que não deviam ser justificáveis, como a cor da sua pele. Mas a alternativa de usar a violência para responder a estes ataques não resultará. Só causará desgosto para todos.

    ReplyDelete
  7. This quote appears towards the end of Malcolm X' "The Ballot or the Bullet speech, In this section he talks about segregation, explains why it is such a serious problem for the African American community and he states what the solution should look like.

    I see a considerable tension between two aspects of his proposed solution. The first one is an invitation for other African Americans to join him, the appeal of working together, joining forces -"We'll work with anybody, anywhere, at any time, who is genuinely interested."

    The second part of the sentence enunciates the second aspect of the solution, which is where I think the problem lies: "tackling the problem head on, nonviolenty as long as the enemy is nonviolent, but violent when the enemy gets violent."

    He insists that he knows the best way of dealing with the racial issue and he is not willing to acknowledge that some other approach might be equally as valid and efficient.

    The failure to reconcile these two opposing tendencies, both of which could be justifiable and desirable, can be further observed in the quote: "I don't believe in any kind of integration; I'm not even worried about it because I know you're not going to get it anyway."

    For me, personally, this undertone of arrogance weakens the otherwise strong potential for authority and leadership in Malcom X.

    ReplyDelete
  8. Malcom X abandona a «Nation of Islam» a 12 de Março de 1964, e funda a sua organização denominada de «Muslim Mosque». Malcom X nesta fase, já não dá tanta importância a religião como a forma de consolidação da populaçao afro-americana. Funda a Organização da Unidade Afro-Americana, um grupo não religioso e não sectário.
    Apesar de uma abertura a ideias, Malcom X nota que a sua acção não deseja a violência, mas que reagira violentamente contra a violência, ao contrário dos movimentos não-violentos, como o de Martin Luther King. Neste ponto, Malcom X é muito mais progressivo, do que o movimento não violento, que factualmente deixava o seu movimento indefeso perante os ataques racistas.
    Porém, a sua organização poli-religiosa, não era poli-racial, Malcom não aceitava a participação dos brancos no seu movimento. Malcom X explicava isto através destes termos, antes dos afro-americanos procurarem união com o homem branco, tem que unir-se entre eles e ganharem liberdade.
    A integração como solução é afastada por Malcom X. Na sua opinião a separação é muito mais viavél, pois permitira o povo afro-americano unir-se, ter um terrítorio indepentente, que permita a formação duma nação com politica e economia proprias, totalmente separada da hipocrisia, manipulação politica e económica dos Estados Unidos da América como nação.

    ReplyDelete